domingo, 7 de abril de 2013

Correção Relatório Elétroimã

1- Objetivo:
- Construir um eletroímã de prego, e ter como objetivo principal atrair maior quantidade de clips no eletroímã, tendo como quantidade minina 40 clips.
- Aprender a relacionar conceitos fisicos voltados ao elétromagnetismo


3- Descreva em 6 passos a construção do eletroímã e seu procedimento de interação com ele.
1 passo: O fio de cobre encapado deverá ser  desencapado por inteiro com o auxilio da faca e do alicate, sendo adaptado para envolver o prego.
2 passo: As pontas do fio de cobre foram lixadas, para o melhor atrito dos polos, e assim medidas e encostadas no prego de acordo com a distancia necessária que deve ser mantida sem ser enrolada ao prego.
3 passo: Após medida a distancia certa em cada lado, o fio de cobre passou a ser enrolado ao prego de formas expirais tentando manter o maior contato entre si. As expiras devem se tocar e ficar mais próximas possiveis. Foram deixado aproximadamente dois cm de cada lado do prego.
4 passo: Certifique-se de que as pontas do fio de cobre estejam bem lixadas e faça uma leve dobra nas pontas para que ao entrar em contato com a pilha se encaixem de maneira correta, sem maiores problemas.
5 passo: Coloque as luvas para evitar pequenas queimaduras nos dedos e "conecte" o filho enrolado ao prego na pilha, cada filho em um polo.
6 passo: Ao segurar o elétroimã pela pilha, o prego se tornará magnético, e fará com que se passe um corrente elétrica em todo  sistema assim de modo que se aproximar qualquer metal do prego ele será automaticamente atraido.

4- Por que um material que não é ímã se torna magnético?
Os materiais são comumente classificados como magnéticos ou não-magnéticos. Diz-se que os que não demonstram o forte ferromagnetismo da Família do Ferro dos metais são “não-magnéticos”. Contudo, se esses materiais forem colocados no campo de um ímã muito forte, observa-se que alguns deles são ligeiramente repelidos pelo ímã, ao passo que outros são ligeiramente atraídos.
O zinco, o bismuto, o cloreto de sódio, o ouro e o mercúrio são algumas das substâncias ligeiramente repelidas e diz-se que são diamagnéticas. A propriedade do diamagnetismo é um conceito importante na moderna teoria do magnetismo, como veremos mais adiante.
Madeira, alumínio, platina, oxigênio e sulfato de cobre(II) são exemplos de substâncias ligeiramente atraídas por um ímã forte. Diz-se que esses materiais são paramagnéticos e esse tipo de comportamento magnético é chamado paramagnetismo.
Referencia: http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T01.asp

7- Faça comentários sobre os dados encontrados na tabela.
Como pudemos perceber na tabela, pode se dizer que na maior parte dos casos quanto mais expiras em torno do prego mais quantidade de clips será atraida.

11- Conclusão Final (Indicar Melhor resultado).
Conseguimos aumentar a força de atração dos clips, com maior número de espiras, mas mesmo  assim o resultado não foi satisfatório, conseguindo atingir o número de 42 clips atraidos a partir de 39 espiras. Como fomos desclassificados da competição, devido a utilização de um parafuso na primeira tentativa e não o prego, não temos o resultado de clips atraídos na competição em si. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário